Roteiro Kennedy Space Center • Parque da Nasa em Orlando
Dia23, Orlando

Roteiro Kennedy Space Center • Parque da Nasa

Conhecido como “parque da Nasa” o Kennedy Space Center não tem nada de parque e o termo mais correto para definir o KSC é museu interativo para quem gosta muito desse universo de espaço, astronautas, foguetes e tudo o que envolve missões e exploração espacial.

Todo dia 23 fazemos algo diferente e nesse dia não foi diferente. Planejamos durante meses essa viagem para Orlando e separamos esse #dia23 para curtimos e aproveitarmos o dia inteiro no Kennedy Space.



Mitos e Verdades do Kennedy Space Center

Kennedy Space Center

Começo o post explicando o que muita gente não fala sobre o Kennedy Space Center e por favor não me entenda mal. Essa é a nossa visão com base no nosso conhecimento e experiência. Você tem que ter a sua própria experiência, estudar sobre o KSC (comece lendo todo esse conteúdo e vendo nosso vídeo rsrs!), planejar muito bem sua viagem e alinhar as expectativas com toda a família para aproveitar melhor sua visita.

Iniciei esse conteúdo deixando claro que o “parque da Nasa” não é um parque. Então, não espere chegar lá para curtir atrações radicais, ir em montanhas-russas e simuladores. Esse é um tipo de passeio muito cultural com filmes, exposições e tours guiados. Você tem que estar disposto a passear por horas dentro do complexo da Nasa para conseguir aproveitar o dia.

No ingresso mais básico você pode acompanhar vários tours guiados sem custo adicional, mas são todos em inglês e o seu inglês tem que estar bem afiado. As explicações são bem rápidas, o guia fica andando em alguns momentos e mesmo eu prestando muita atenção tinham partes das explicações que eu perdia e não entendia. Ainda assim, com certeza valeu a pena participar e ainda neste post eu vou dar mais detalhes.

Se as crianças do seu grupo de viagem não tiverem nenhum interesse nesse universo espacial ou forem muito pequenas, pode ser que elas não aproveitem bem a visita ao Kennedy Space. Já vimos muitas crianças irritadas e sem paciência mesmo que tenha algumas experiências para os pequenos.

Provável que você vai ver muita gente falando e escrevendo por aí que tem “pouca coisa para fazer” no Kennedy Space, mas esse tipo de informação ou é por falta de conhecimento ou porque a pessoa não teve interesse em realmente se aprofundar em todas as áreas do complexo, participar dos tours, ver com calma as exposições e filmes disponíveis.

O mapa (que também é um guia) irá te dar uma boa noção do que você pode fazer no KSC, mas se você nunca foi ou ainda não estudou nada sobre o complexo da Nasa irá ficar muito perdido nos horários de cada tour, filmes e saídas dos ônibus. No mapa é apresentado apenas o tempo que você tem que reservar para cada filme e apresentação, mas os horários certinhos são divulgados na daily schedule (papel com a programação do dia) ou ainda perto de cada atração.

 



Onde fica o Kennedy Space Center?

O Kennedy Space Center não fica em Orlando, mas sim no Cabo Canaveral na ilha Merritt. O Cabo Canaveral é uma faixa de terra do condado de Brevard (um dos 67 condados da Flórida) e você pode demorar até 1 hora e 20 minutos se estiver em Orlando e for dirigindo.

Aproveitamos para tomar café da manhã no Panera Bread pertinho da casa que estávamos em Windermere para chegarmos cedo no KSC. Já já vamos ter post aqui no blog do Panera Bread.

O trajeto de carro é muito tranquilo, bem sinalizado e lindo, principalmente quando estamos chegando no Kennedy Space e atravessamos a ponte do rio (Indian River) para chegar na ilha.

Trajeto Kennedy Space Center Cabo Canaveral

 

Em toda a temporada que passamos em Orlando usamos o Waze e Google Maps todos os dias e no trajeto até o Kennedy Space você irá passar por alguns pedágios.

Não existe transporte gratuito até o Kennedy Space Center e você terá que alugar um carro, contratar um transfer ou ainda ir de ônibus. Nos sites Florida Dolphin Tours, Viator e Gray Line você pode ver os valores do transporte de ônibus, mas já avisando que não fica barato e em muitos casos uma diária de um carro alugado pode sair mais barato. Veja várias opções de aluguel de carro e compare em dezenas de locadoras na RentCars.



O que fazer no Kennedy Space Center?

Você pode dedicar um dia inteiro no Kennedy Space que ainda não será o suficiente para ver tudo. Se você tiver aquele perfil ainda bem curioso de querer ler e entender tudo aí que um dia não será o suficiente mesmo e é por isso que você precisa planejar bem a sua visita.

Se você comprar o seu ingresso direto no site oficial do KSC, você irá receber um e-ticket e poderá ir direto para catraca de entrada, mas se optar por comprar o seu ingresso no Brasil (opção mais vantajosa) você irá receber um voucher para fazer a troca no guichê Will Call.


Heroes & Legends – U.S. Astronaut Hall of Fame

Bem na entrada do complexo e logo a sua esquerda tem o pavilhão Heroes & Legends com uma apresentação com óculos 3D muito bacana que homenageia os pioneiros dos programas especiais da Nasa. Tenho certeza que você irá iniciar a sua visita já inspirado com esse filme. Se você chegar cedinho pode ir direto para essa área, pois costuma encher rápido e não tem muitas vagas.

heros and legends kennedy space center

Depois do filme 3D você pode investir um tempo nessa área para ver as exposições. A área é muito bonita e todo o passeio você deve reservar pelo menos 1 hora do seu dia.

Nessa mesma área tem o almoço com o astronauta. Lembrando que essa opção é apenas para quem compra o ingresso com o almoço e é recomendado apenas se você tiver bastante facilidade com o inglês para poder conversar com o astronauta. O astronauta brasileiro Marcos Pontes já esteve nessa experiência no Kennedy Space.


Rocket Garden (Jardim dos Foguetes)

Saindo do Heroes & Legends você irá ver vários foguetes e poderá tirar muitas fotos legais. No Jardim dos Foguetes você poderá ver os horários do tour. Todo o tour pode demorar até 20 minutos, é todo em inglês e vale muito à pena conhecer um pouco sobre a história de cada foguete para entender como a tecnologia nos ajudou em várias outras áreas.

Quase todos foguetes do Rocket Garden são reais, mas não foram usados.

jardim de foguetes kennedy space center

 

Tour de Ônibus pelo KSC

Esse tour para ter uma visão geral do Kennedy Space Center pode demorar até 2 horas. Primeiro você faz um passeio de ônibus pelo complexo, mas não chega pertinho de cada área, ok? Você irá ver bem de longe as bases de lançamento, o prédio da SpaceX e o prédio gigantesco onde eles montam os foguetes. Ao longo do trajeto você não irá descer para tirar fotos, mas o tour do ônibus finaliza no Centro Apollo / Saturn V para explorar essa área.

base de lançamento da nasa cabo canaveral

base de lançamento da Nasa

 

nasa kennedy space center

Local de montagem dos foguetes da Nasa

 

Algo que não gostamos muito foram as explicações do motorista do ônibus. Dentro do ônibus tem algumas TVs com alguns vídeos que explicam sobre o complexo e ao mesmo tempo o motorista falava. Ou seja, não dava para entender quase nada.

Dica: sente do lado direito (lado oposto do motorista) para tirar fotos melhores. No início do passeio parece que não foi uma boa decisão, mas no final compensa.

 

Centro Apollo / Saturn V

Nós investimos muito tempo nessa área da Apollo / Saturn V. É impressionante ver o tamanho do foguete (Apollo 19) e todos os detalhes. Assim que você chega, poderá participar de um tour (em inglês) com explicações de forma resumida da história do programa Apollo e funcionamento do lançamento dos foguetes. Depois do tour, você pode tirar suas dúvidas com o guia. O guia era super gente fina e tirou todas as minhas dúvidas.

apollo 19 kennedy space

apollo 19

 

Você pode tocar uma pedra lunar, ver várias exposições de roupas espaciais reais como a do astronauta Alan Shepard ainda coberto de poeira da Lua, brincar em uma simulação de lançamento de um foguete, deixar as marcas do seus pés na lua, conhecer mais sobre a Apollo 1 no memorial e explorar muito esse universo.

 

Uma experiência muito legal é poder reviver o lançamento da primeira missão tripulada à Lua da Nasa no foguete Saturn V em 1968. Eles trouxeram para dentro dessa sala, Firing Room Theatre, os computadores reais que foram utilizados durante o lançamento da Apollo 8 e você assiste a contagem regressiva do lançamento. É super emocionante e vale a experiência com certeza!

apollo 8 firing room kennedy space

sala de lançamento da apollo 8

 

Como ficamos muito tempo aqui já estávamos com muita fome. Aproveitamos para almoçar bem tarde no Moon Rock Cafe que serve hambúrgueres, saladas prontas, sanduíches naturais prontos e pizzas.

Pegamos um pedaço de pizza de pepperoni, outra de mussarela e um copo de Pepsi (gostamos mais de Pepsi que Coca, e você?). A dica aqui é pegar apenas um copo de refrigerante para dividir e caso queira encher novamente é só pagar mais 1 dólar. O tamanho das pizzas é o suficiente para você ficar muito satisfeito e estava muito boa no estilo Pizza Hut que gostamos com massa mais gorda.

Ainda nesse Centro Apollo, no Lunar Theatre, tem um “teatro” com peças em 3D combinado com filmagens reais da Nasa e gravações do centro de operações do pouso da Apollo 11 na Lua em Julho de 1969. Nós adoramos essa experiência!

lunar theatre kennedy space center

teatro 3D revivendo o dia que pisamos na lua [20.07.1969]

 

Antes de voltar para o Complexo do Kennedy Space Center aproveitamos para comprar o nosso imã de geladeira da Nasa na lojinha The Right Stuff.

 

Moon Tree Garden

Ao lado do Centro Apollo / Saturn V tem o jardim Moon Tree onde você pode relaxar e tirar foto nas estátuas de bronze dos 3 astronautas da Apollo 11: Neil Armstrong, Buzz Aldrin e Michael Collins.

moon tree garden astronautas ksc

estátua dos astronautas da Apollo 11

 

 

Space Shuttle Atlantis

A cada área que íamos ficávamos de queixo caído com o tamanho dos foguetes, prédios, ônibus espacial e cuidado com cada detalhe do Kennedy Space.

Depois de um filme muito bacana você irá se deparar com ônibus espacial Atlantis. Esse ônibus é real e fez 33 viagens espaciais.

onibus espacial atlantis kennedy space

ônibus espacial Atlantis

 

Nessa área você pode ir no simulador Shuttle Launch Experience para experimentar um lançamento de um ônibus espacial. Infelizmente no dia da nossa visita o simulador estava fechado por problemas técnicos e ganhamos 10% de desconta para comprar nas lojinhas. Uma pena que já tínhamos comprado antes o nosso imã da nossa coleção.

Esse simulador não é tão forte assim como eles alertam, mas se você tem sensibilidade a movimentos é recomendado não ir. Precisa ter altura mínima de 1,10m para poder participar.

Nessa área também tem a International Space Station (ISS) onde você tem a experiência de conhecer como é a vida dentro de uma estação espacial, como os astronautas comem, dorme, etc. Tem um escorregador que fica cheio de crianças, várias áreas para interagir com réplicas de cabines dos astronautas e você pode até atravessar (descalço!) os módulos Destiny e Unity (é uma espécie de tunel em um tubo hehe).

 

IMAX Theaters

Nessa área você pode ver alguns filmes em 3D, como o A Beautiful Planet com lindas imagens da Terra com altíssima qualidade que foram captadas por astronautas. Você tem que reservar pelo menos 1 hora para ver esse filme, pois ele dura uns 40 minutos e você tem que chegar ainda com 15 minutos de antecedência, pois não pode entrar depois que inicia.

Esse foi um dos filmes que nós vimos e valeu super a pena, mas acreditamos que para uma primeira experiência no Kennedy Space Center pode ficar para um segundo momento ou se sobrar tempo no final do dia. Se o inglês não estiver legal você pode sentar mais na frente para ler as legendas (em inglês) que ficam na tela logo abaixo do telão.

É muito importante ver a programação dos horários dos filmes para adaptar ao seu roteiro do Kennedy Space Center.

Outro filme que passa nesse complexo é o Journey to Space 3D que mostra projetos mais antigos e atuais da Nasa, incluindo a futura jornada à Marte. Você também tem que reservar pelo menos 1 hora do dia para ver esse filme. No dia da nossa visita nós não vimos esse filme, pois estávamos na maior correria para ver tudo o que queríamos e ainda registrar tudo para trazer novidades aqui no blog, no canal do Youtube e para os viajantes do DIA23.

teatro imax kennedy space center

 

Journey to Mars: Explorers Wanted

Essa área de exploração de Marte fica em frente ao complexo IMAX Theaters e você poderá conferir shows ao vivo e algumas exposições interativas. Recomendado reservar no mínimo 30 minutos para explorar essa área.

 

Mission Control

No Universe Theater (Teatro do Universo) você irá ver um filme sobre os bastidores do programa espacial Apollo para entender como essa missão ajudou a levar o homem à lua. Reserve no mínimo 45 minutos para essa experiência.

 

Eyes on the Universe

Também no Universe Theater você pode ver alguns lugares bem distantes do universo com uma super apresentação em 3D com resolução 4K através dos olhos do telescópio espacial Hubble. Recomendado reservar no mínimo 20 minutos.

 

Astronaut Encounter

Ainda no Universe Theater você pode conhecer um astronauta para conversar e ouvir histórias dos voos espaciais. Você terá um tempo para perguntas e fotos e deve reservar pelo menos 40 minutos para essa experiência e ir treinando o inglês para bater um papo com o astronauta.

 

Nature and Technology (Natureza e Tecnologia)

Essa é a área mais fraquinha e invista tempo aqui apenas se sobrar tempo no seu dia. Nós demos uma passeada rápida por aqui depois das 18h antes de sair do Kennedy Space Center. Você pode ver aqui um pouco da fauna e flora da ilha Merritt.

fauna flora ilha merritt

 



Roteiro do Kennedy Space Center

Como expliquei, você tem que planejar muito bem a sua visita e para facilitar o seu roteiro do Kennedy Space, nós fizemos 2 opções resumidas para você aproveitar muito mais esse dia.

 

Roteiro para adultos do Kennedy Space Center (versão resumida)

  • Filme 3D Heroes & Legends – U.S. Astronaut Hall of Fame (1 hora)
  • Tour do Rocket Garden (20 minutos)
  • Tour de Ônibus pelo KSC e Passeio pelo Centro Apollo / Saturn V (2 horas)
  • Descansar, almoçar e comprinhas (1 hora)
  • Passeio pela área Space Shuttle Atlantis e Simulador Shuttle Launch Experience (2 horas)
  • Filme Journey to Mars: Explorers Wanted (30 minutos)

Roteiro para famílias com crianças do Kennedy Space Center (versão resumida)

  • Filme 3D Heroes & Legends – U.S. Astronaut Hall of Fame (1 hora)
  • Tour de Ônibus pelo KSC e Passeio pelo Centro Apollo / Saturn V (2 horas)
  • Descansar, almoçar e comprinhas (1 hora)
  • Passeio pela área Space Shuttle Atlantis e Simulador Shuttle Launch Experience (2 horas)
  • Children’s Play Dome (30 minutos)

 



Onde comer no Kennedy Space?

Nós comemos no Moon Rock Cafe já que estávamos no Centro Apollo / Saturn V, mas você ainda tem algumas outras opções para comer e lanchar:

  • Rocket Fuel que fica logo na entrada do Kennedy Space com opções de lanches para levar;
  • Rocket Garden Cafe com cafés, doces, entradas gourmet e muitos mais. Aqui é servido café da manhã das 9h às 11h e almoço das 11:30h às 15h;
  • Orbit Cafe que é muito semelhante ao Moon Rock Cafe com opções também de pizza, saladas, hambúrgueres e algumas opções de grelhados;
  • Red Rock Grill para quem quer algo rápido como cachorro-quente e batata frita;
  • Milky Way se você quiser um sorvete ou alguma bebida para se refrescar;
  • IMAX Snax com pipocas, doces e refrigerantes para você curtir os filmes comendo.

 

Dicas para aproveitar sua visita no Kennedy Space Center


DICA 1

Estude sobre o Kennedy Space Center e faça um roteiro do que você obrigatoriamente gostaria de ver. Não deixe para entender tudo o que você quer fazer no dia da visita. Caso contrário você irá perder muito tempo e ficará perdido dentro do complexo.

Você pode consultar o mapa do Kennedy Space clicando aqui para já ir conhecendo um pouco do complexo.


DICA 2

Assim que você entrar pegue um mapa do Kennedy Space Center. O mapa também é um guia com algumas explicações básicas sobre tudo o que você pode fazer dentro do complexo da Nasa. Você pode pegar o mapa em português, ok?


DICA 3

Programe a sua saída do hotel já sabendo que terá que dirigir no mínimo 1 hora. O horário de funcionamento do Kennedy Space Center pode ser consultado diretamente no site oficial, mas geralmente abre às 9 horas manhã e fecha às 18h ou 19h.

Sabemos que é muito difícil separar 2 dias para visitar o Kennedy Space, mas é o ideal para conseguir fazer quase tudo.


DICA 4

Se você quer entender mais sobre as apresentações e exposições pode alugar o dispositivo KSC SmartGuide (Guia Inteligente para o KSC). Com esse dispositivo você terá acesso a mapas, áudios e textos em português para ter uma experiência mais profunda no Kennedy Space. O valor do aluguel é de $9 dólares e a reserva pode ser feita online no site oficial.

Além da tradução para o português também está disponível em francês, alemão, italiano, espanhol, japonês e mandarim.

Para aproveitar mais a experiência você também pode baixar os aplicativos do Kennedy Space Center para Android ou iOS (Iphone).


DICA 5

Além de todas as atrações, filmes, experiências, apresentações e tours é importante separar um tempo para dar uma descansada e olhar com calma as exposições. Tome o seu tempo e se você gostar do que está vendo não tenha a preocupação de sair correndo. Aproveite o momento, mas fique de olho no relógio também 😉

 

astronauta kennedy space center

 



Curiosidades do Kennedy Space Center

  • O complexo de visitantes do Kennedy Space Center é operado em nome da NASA, mas é totalmente financiado pelos visitantes;
  • Cabo Canaveral faz parte de uma região conhecida como Space Coast (Costa Espacial) e essa é uma área privilegiada para lançar foguetes, pois está bem próxima do equador e, desta forma, consegue lançar um foguete com a menor energia possível, aproveitando o movimento de rotação da Terra. Essa região também foi escolhida já que está longe de centros populosos e os foguetes são lançados sobre o oceano;
  • Quando o presidente norte-americano John F. Kennedy foi assassinado, sua esposa Jacqueline Kennedy solicitou, ao então presidente Lyndon Johnson, que renomeasse as instalações aeroespaciais a fim de que se tornasse um memorial a John Kennedy;
  • A área do Kennedy Space Center também serve como um santuário ecológico e apenas 9% de seu terreno foi usado para as construções do complexo.


Quanto custa o ingresso do Kennedy Space Center

Existem vários tipos de ingressos do Kennedy Space Center e isso acaba gerando muita confusão, mas agora tudo vai ficar mais claro!

  • Ingresso Básico. Se é a sua primeira visita ao KSC você pode optar por essa opção, pois terá muita coisa para se fazer em um dia inteiro. Os nossos ingressos de Novembro de 2019 custaram R$ 248,51 cada. Total de R$ 497,03 quando o câmbio estava em R$ 4,20.

Esse é o valor para adultos e crianças de 3 a 11 anos pagam mais barato. Se você tem mais de 55 anos também terá um desconto.

Os outros ingressos são pacotes (packages) que são vendidos junto com o ingresso básico:

  • Fly with an Astronaut. Você irá passar boa parte do dia na companhia de um astronauta;
  • KSC Explore Tour. Tour de ônibus de até 2 horas com paradas para fotos;
  • Cape Canaveral Early Space Tour. Conheça os bastidores do KSC e tour até a estação da força aérea no Cabo Canaveral. Disponível apenas para maiores de 18 anos e você tem que apresentar o seu passaporte original;
  • Dine with an Astronaut. Opção para você almoçar com um astronauta.

Existem outras experiências pagas no Kennedy Space Center e constantemente existem novidades no site oficial. Você pode por exemplo ver um lançamento de um foguete ao vivo, mas a reserva tem que ser feita com muita antecedência, pois acaba bem rápido os ingressos. Além disso, o lançamento pode ser cancelado sem aviso prévio devido a mudanças climáticas.

Além do ingresso você também vai investir alguns dólares no:

  • Estacionamento. $10 dólares para carros normais;
  • Gasolina. Gostamos sempre de separar $25 dólares por semana de combustível;
  • Almoço e lanches. Gastamos um total de $19,33 dólares ($18,07 + $1,26 de taxas) em 2 pizzas individuais e um copo de refrigerante;
  • Souvenirs! Ir no Kennedy Space e não levar nem um imã de geladeira não dá. Nós colecionamos imãs e compramos o nosso por $4,27 dólares ($3,99 + $0,28 de taxas).

Se você fez os cálculos das taxas percebeu que o imposto aqui é de 7% e não 6,5% como em Orlando. Essa variação de impostos é muito comum nos Estados Unidos.



Onde comprar ingresso do Kennedy Space?

Recomendamos você comprar os ingressos no Brasil, pois você poderá parcelar sem juros em reais, não irá pagar IOF do cartão de crédito e pode ficar bem mais barato que comprar na bilheteria do Kennedy Space Center.

Nós temos uma parceria oficial com uma agência de viagens e você pode fazer o seu orçamento clicando no link abaixo.

FAZER ORÇAMENTO DE INGRESSO.

Post anterior

Você também irá gostar