Categorias
Gramado Viagens

Rua Torta, Praça das Etnias e Lago Joaquina Rita Bier #dia5

Tomamos café da manhã às 8:30h. No final do café da manhã chegou um docinho famoso inglês (flapjack) feito de cereais muito gostoso. Pegamos a van do hotel às 10h para o centro e de lá fomos passear a pé. Conhecemos a Rua Torta que fica bem pertinho da Praça das Etnias.

As boas desse dia:

• Pão com linguiça na Praça das Etnias;
  • Talharim com uma porção muito generosa da Famiglia Guimarães;
  • Ficar de boa no banquinho com pelego no friozinho de Gramado;
  • Um chocolate quente inteiro só pra mim.

O que não foi tão bom:

• Lago Joaquina Rita Bier que estava em reforma;
  • Demora para servir do restaurante Famiglia Guimarães.

Principais investimentos com os 10% de gorjeta:

• Pão com linguiça e queijo na Praça das Etnias: R$ 5,00;
  • Famiglia Guimarães – Talharim para 2 pessoas e 1 suco de uva: R$ 128,59;
  • Royal Trudel – Trudel com doce de leite: R$ 10,00;
  • Mercadinho – água e lanchinhos: R$ 14,66;
  • Crema – 2 Chocolate quente: R$ 30,80.

Investimento total no dia: R$ 189,05

Praça das Etnias

Na feira do colono na Praça das Etnias tinha alguns produtores vendendo produtos orgânicos e aproveitamos pra comprar 2 schmier (geléia) de figo e uva.

As famosas cucas de Gramado já estavam expostas e com cheirinho delicioso pela cidade. Comemos um pão com linguiça e outro com queijo quentinho. Bem típicos! O de linguiça é bem mais gostoso e são super baratinhos (R$ 2,50 cada).

Continuamos nossa caminhada e chegamos no Lago Joaquina Rita Bier. É bonitinho mas infelizmente estava em reforma.

Subimos as ruas mais residenciais tranquilas e lindas retornando ao hotel Alpestre. Já passava do meio dia e aproveitamos para descansar um pouco. Como o próximo horário de saída da van do hotel era às 14h resolvemos voltar ao centro para almoçar.

O restaurante Famiglia Guimarães foi uma ótima escolha. Ambiente pequeno mas bem aconchegante. Pedimos um talharim com o molho da famiglia. Surpreendentemente delicioso! O prato fala que são pra 2 pessoas mas serve tranquilamente 3. A massa é sempre fresca e é feita no próprio restaurante todos os dias pela manhã e à tarde.

De lá andamos mais pelas ruazinhas de Gramado (fazer digestão! Hahahah), compramos nosso imã de geladeira (souvenir de todas nossas viagens) e achamos um banquinho com pelego perto da Praça das Etnias e lá ficamos quase 2h curtindo o tempo passar.

Ao lado tinha a famosa Royal Trudel (eleito no melhor doce de Gramado) e, claro, tivemos que experimentar. A loja é bem pequena e sempre tem filas. Escolhemos o de doce de leite. Apesar de ser super fácil o preparo, demorou uns 15 minutos pra servir por causa da grande quantidade de pedidos. A massa é frita e passada no açúcar com canela. Você pode escolher os recheios e também pedir com sorvete de creme.

Royal Trudel em Gramado

Já era 18h e fomos novamente tomar um chocolate quente para nos esquentar no Crema. Dessa vez pedimos um para cada! 🙂 Depois passamos rapidamente no mercado Nacional Gramado que fica na Av. Borger Medeiros 2300 (perto do Royal Trudel) para comprar mais águas e alguns snacks. Nesse mercado as águas são bem mais baratas e com mais opções de snacks e lanches.  Compramos rapidinho para voltarmos a tempo para Rua Coberta e pegarmos o horário da van do hotel.

Voltamos para o hotel e zZzzzZzZzZzz…

Por carol

Carol ama a natureza mas tem aversão a insetos. Gosta de pisar na areia da praia, cheiro de grama cortada, café da manhã de hotel, piscas-piscas que não piscam, globos, mapas mundi e dar boa noite para lua.
Fica irritada facilmente se está com fome e briga constantemente com seus cabelos. É fanática pela Disney e sonha em viajar todos os anos para lá e por que não aproveitar e conhecer o mundo inteiro?