O que são MILHAS AÉREAS e PONTOS nos Programas de Fidelidade?

O que são milhas? Pontos? E quais são os principais Programas de Fidelidade?

Esse universo das milhas é quase como um mundo paralelo de tão complexo que pode se tornar se você não conhece a lógica por trás desse universo das milhas.

E as companhias aéreas, bancos e programas de fidelidade não vão facilitar em nada o seu entendimento. Quem ganha é eles e quem perde é você!

✈️ Passagens aéreas com descontos: http://bit.ly/passagem-aerea-promocao

👩🏻‍⚕️ Compare os melhores preços de Seguro Viagem: http://bit.ly/seguro-viagem-promocao


Primeiro o mais básico: Milhas são pontos, mas existem pontos que PODEM virar milhas aéreas.

Nas companhias aéreas você acumula pontos dos programas de fidelidade delas e o mercado chama esses pontos de Milhas!  

Quando a gente fala MILHAS é sempre relacionado aos programas de fidelidade das companhias aéreas. Se você tem por exemplo 10.000 pontos no programa da Smiles da companhia aérea Gol, você tem então 10.000 milhas.

Diferente de pontos de fidelidade do programa Livelo por exemplo. Se você tem 10.000 pontos na Livelo você ainda não tem Milhas, mas você pode transferir da Livelo para a Smiles os pontos e transformar esses pontos em milhas.

Existem excelentes oportunidades de transferência de pontos para os programas de fidelidade das companhias aéreas e você só consegue vender milhas.

As empresas criaram esses programas de fidelidade com o objetivo de fidelizar o cliente, ou seja, você usa os benefícios dos programas e permanece comprando com a empresa e não vai para o concorrente. As empresas não fazem isso porque são boazinhas! Adquirir um cliente novo pode ser até 7 vezes mais caro que manter um cliente fiel a empresa. 

Essa é uma estratégia super válida já que é muito mais barato manter um cliente que já comprou com a empresa do que adquirir um novo cliente que ainda não conhece os serviços daquela empresa.

Mas na prática mesmo os programas de fidelidade das companhias aéreas ou ainda os programas de acúmulo de pontos não facilitam a sua vida! 

Algumas promoções são complexas com cadastros, uso de cupons e prazo de validade. A grande maioria das “promoções” não são boas financeiramente e infelizmente suas milhas acabam expirando ou ainda você usa os seus pontos para trocar por produtos que na maioria das vezes não compensa.


Bora voltar agora para o básico!

Milhas aéreas é o que você acumula no programa de milhas das companhias aéreas. Os principais hoje do mercado são a Smiles da Gol, LatamPass do grupo LATAM (que em 2019 foi unificado ao programa Multiplus e agora é tudo LatamPass), a TudoAzul da companhia aérea Azul, o TAP Miles&Go da TAP e muitos outros.

E qual é o melhor programa fidelidade para acumular milhas? Não existe um melhor para toda e qualquer situação. Mesmo que você não viaje muito de Gol por exemplo é interessante você já ter o seu cadastro nesse programa para assim que surgir uma oportunidade de transferência de pontos ou ainda quando você for viajar pela companhia, você acumular milhas.

Mas o ideal mesmo é concentrar o seu acúmulo de milhas em apenas uma companhia aérea para você conseguir emitir as suas passagens apenas com milhas. 

E não… não tem como transferir milhas de um programa da companhia aérea para a outra, mas é possível sim transferir de uma conta para outra conta da mesma companhia. 

Vamos agora para os pontos! Os pontos são o que você acumula em diversos programas de fidelidade. Hoje existem muitos no mercado, mas alguns exemplos de programas dos bancos são: Livelo do Banco do Brasil, Bradesco, Bari, Banesi, Uzzo Pay, Next e Digio, Esfera do Santander, Iupp e o Itaú Sempre Presente do banco Itaú, Átomos do banco C6, Ponto para você do Banco do Brasil, Programa Pontos Caixa da Caixa Econômica Federal, Porto PLUS dos cartões Porto Seguro, BV Merece dos cartões do Banco Votorantim, Pan MAIS + dos cartões do Banco Pan, GPA MAIS dos cartões Pão de Açúcar do Banco Itaú e o Rewards do Nubank (deixei o Nubank no final de propósito rsrs!). 

Sempre tem atualizações e novidades nos programas de fidelidade, principalmente no momento que fizemos com tantos bancos digitais, as famosas fintechs, surgindo a todo momento e cada banco querendo abocanhar uma fatia do mercado. 

E além dos bancos, você também pode acumular pontos em diversos outros programas de fidelidade e rewards (que são programas de recompensas) como: Km de vantagem do Ipiranga, Shell Box dos postos da Shell, Dotz, ALL – Accor Live Limitless da rede de hotéis Accor, Surpreenda MasterCard para todo mundo que tem cartão da bandeira MasterCard, Stix que você acumula pontos no Pão de Açúcar, Extra e nas farmácias da Drogasil, Droga Raia e em outros lugares.

Viu aí que tem um monte de programas de fidelidade, né? E você já pode começar a aproveitar hoje ainda! Não tem custo algum fazer o seu cadastro nos sites e baixar os aplicativos dos programas de fidelidade. 

Para facilitar sua vida vou colocar a lista de todos os programas de fidelidade no final deste post.

O cadastro nos programas você não vai pagar nada, mas existem os Clubes que você pode assinar para ter acesso a vários benefícios. Você precisa saber o momento certo para fazer a assinatura desses clubes.

Você entendeu então que não é apenas viajando com as companhias aéreas que você ganha milhas, mas também com o seu cartão de crédito, abastecendo seu carro, comprando online e também transferindo seus pontos dos programas de fidelidade para os programas das companhias aéreas para transformar em milhas.

 E cada vez vai ficar mais claro para você que os seus pontos são dinheiro! Cada dia que você deixa de participar dos programas de fidelidade você está perdendo dinheiro ou ainda você já está acumulando pontos, mas está deixando eles expirarem. Sim! os pontos expiram e você tem que ficar de olho nisso!

Por ano são perdidos bilhões de reais no Brasil com milhas e pontos que expiram e isso acontece principalmente por falta de “informação”… informação não… conhecimento!

Não adianta de nada você ter a informação e não colocar em prática. E o que você vai mais encontrar hoje na internet é um monte de informação desorganizada, desatualizada ou que não te ajuda a colocar em prática para você começar a viajar mais com milhas. 

A grande maioria das pessoas não vai acumular milhares de milhas do dia para a noite! Você tem que passar pelo processo para que o acúmulo de milhas se torne um hábito.

A proposta aqui do VMM (Viaje Mais com Milhas) é te ensinar de verdade não apenas os conceitos desse grande universo de Milhas, mas como você pode começar a colocar em prática hoje e já começar a otimizar seus gastos e viajar mais.

E lembre-se! Espere os bônus de transferência dos programas de fidelidade para ganhar mais milhas. E sempre que possível acumule pontos nos programas de fidelidade que NÃO SÃO das companhias aéreas para aproveitar os bônus de transferência.

Se você por exemplo comprar no Ponto Frio com um programa de parceria da LATAM Pass você vai acumular milhas e pronto… é isso! Se ao invés de fazer isso comprar no Ponto frio com o programa da Livelo você pode aproveitar uma promoção de transferência e ganhar muito mais milhas!

Agora mesmo está rolando uma promoção da Livelo para transferir com 100% de bônus para a TAP. O que isso quer dizer? Que se você por exemplo tiver 10.000 pontos Livelo e fizer a transferência, os 10.000 pontos vão virar 20.000 milhas na TAP, ou seja, o dobro!

E a melhor forma de esperar essas promoções é se cadastrar nesses programas e selecionar as opções para receber as promoções por e-mail. A Livelo tem um canal no Telegram para você acompanhar todas as promoções e eu vou deixar também o link na descrição do vídeo.

Mais uma dica! Evite ao máximo trocar seus pontos por produtos! Na grande maioria das vezes não compensa e essas “promoções” é o que é mais divulgado pelos sites dos programas de fidelidade. Em outro vídeo aqui da série eu vou te ensinar como descobrir quando vale a pena trocar pontos por produtos.

💙 PROGRAMAS DE FIDELIDADE DAS COMPANHIAS AÉREAS
✈️ Smiles da GOL: https://www.smiles.com.br
✈️ LATAM PASS: https://www.pontosmultiplus.com.br
✈️ Tudo Azul: https://tudoazul.voeazul.com.br
✈️ TAP Miles&Go: https://www.flytap.com/pt-br/miles-and-go

💙 PROGRAMAS DE FIDELIDADE DOS BANCOS
💰 Livelo: https://www.livelo.com.br
💰 Telegram da Livelo: https://t.me/joinchat/UP1AptXA4geK7Naz
💰 Esfera do Santander: https://www.esfera.com.vc
💰 Iupp do Itaú: https://www.iupp.com.br
💰 Itaú Sempre Presente: https://www.itau.com.br/cartoes/beneficios/programa-sempre-presente
💰 Átomos do banco C6: https://www.c6bank.com.br/programa-atomos
💰 Ponto para você do Banco do Brasil: https://www.bb.com.br/pbb/pagina-inicial/voce/produtos-e-servicos/ponto-pra-voce
💰 Programa Pontos Caixa da Caixa Econômica Federal: https://www.caixa.gov.br/voce/cartoes/programa-pontos
💰 Porto PLUS dos cartões Porto Seguro: https://www.portoplus.com.br
💰 BV Merece dos cartões do Banco Votorantim: https://www.bv.com.br/cartao/bv-merece
💰 Pan MAIS + dos cartões do Banco Pan: https://www.panmais.com.br
💰 GPA MAIS dos cartões Pão de Açúcar do Banco Itaú: https://www.itau.com.br/cartoes/beneficios/programa-pontos-pao-de-acucar-itaucard
💰 Rewards do Nubank: https://nubank.com.br/rewards

💙 PROGRAMAS DE FIDELIDADE PARA ACUMULAR PONTOS
💰 Km de Vantagens do Ipiranga: https://kmdevantagens.com.br
💰 Shell Box dos postos da Shell: https://www.shell.com.br/motoristas/promocoes-e-campanhas/app-shell-box.html
💰 Dotz: https://www.dotz.com.br
💰 ALL – Accor Live Limitless da rede de hotéis Accor: https://all.accor.com/loyalty-program/reasonstojoin/index.pt-br.shtml
💰 Surpreenda MasterCard: https://surpreenda.naotempreco.com.br
💰 Stix: https://www.soustix.com.br